Defesa Civil Estadual passa orientações de como se prevenir de acidentes com raios

17121604

A Defesa Civil do Estado reforçou sua campanha de prevenção a acidentes com raios a partir do último dia 01/12/16. O Estado de São Paulo é um dos Estados brasileiros com maior incidência de raios e todos os anos pessoas são fatalmente vitimadas.
No verão a incidência de descargas elétricas aumenta, devido ao aumento de tempestades, típicas da estação.
O principal foco será a conscientização das pessoas ao longo dos municípios do litoral paulista e também de três regiões do interior que possuem balneários (Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto), que receberam faixas com as mensagens como: “Chuva, raio, trovoada…se o tempo fechar, fuja da praia e do mar!” e “Raio pode matar. Se começar a chover, corra para se proteger. Procure um lugar seguro.”
A campanha faz parte das ações desencadeadas durante a Operação Verão 2016/2017, que se inicia em 1º de dezembro e se estenderá até 31 de março de 2017,contemplando diversas ações integradas de órgãos dos governos federal, estadual, municipais e da própria comunidade, com foco na prevenção e na preservação de vidas.
A CEDEC/SP orienta a todos para que tomem os cuidados necessários durante o período de fortes chuvas, atendando sempre para o cenário ao seu redor e em caso de tempestade com raios, se estiver fora de casa, abrigue-se em uma casa, edifício ou em alguma instalação subterrânea; evite lugares abertos, como estacionamentos, praias, campos de futebol; se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente; mantenha distância de objetos altos e isolados, como árvores, postes, quiosques, caixas d’água; afaste-se de objetos metálicos grandes e expostos, como tratores, escadas, cercas de arame; evite soltar pipas e não carregue objetos, como canos e varas de pesca; evite andar de bicicleta, motocicleta ou a cavalo.
Se estiver em casa, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras; Evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio); afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
A Defesa Civil Estadual está á disposição 24 h/dia pelo telefone (11) 2193-8888 e possui o seguinte endereço eletrônico: www. defesacivil. sp.gov.br, onde sempre atualiza as atividades realizadas por esta Coordenadoria.


You can Deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu próprio site.