Escola municipal é interditada preventivamente por registros de casos de meningite

21011701

E.M.E.I Maria Luiza de Oliveira Silva no jardim Aeroporto esta interditada de forma preventiva este semana para uma desinfecção terminal apos a confirmação de dois casos de meningite viral em duas crianças.
Os dois casos são em dois meninos um de um ano e cinco meses, que ainda esta internado na Santa Casa de Dracena e o outro de um ano e oito meses que já esta de alta.
Segundo o secretario de saúde Ademilton Correa disse que as duas residências foram visitadas pelos agentes de saúde nesta segunda feira onde verificaram a carteira de vacinação, condições dos lares e os cuidados que devem ter aos sinais e sintomas. Disse também que não ha caso de um surto na cidade.
A creche atende cerca de 15 crianças com idades de um a três anos , onde as outras 13 casas também foram visitas pelos agente de saúde e pela vigilância epidemiológica. (Ass.)
Meningite viral
As meningites virais são mais comuns do que as bacterianas e os casos de etiologia não identificada são muito poucos frente ao total de casos. A meningite viral compreende a maior parte dos casos de meningite no país. Os números podem estar subestimados porque muitos casos acabam não sendo notificados já que não é uma doença grave.
Os vírus que com maior frequência causam meningite são os vírus do gênero Enteroviridae incluindo os vírus Echo, Coxsackie, poliovírus e enterovírus de 68 ao 71 que respondem por mais de três quartos dos casos; outros vírus podem causar meningite como os arbovírus, HSV 1 e 2, HIV (em fase aguda), caxumba e vírus da coriomeningite linfocitária.
Os enterovírus (do gênero Enteroviridae) são mais comuns no verão e início de outono causando a doença em jovens de até 15 anos. No Brasil, aparentemente os enterovírus 70 e 71 são particularmente frequentes. A transmissão é tipicamente fecal-oral e o período de incubação é de 3 até 6 dias.
Quando uma pessoa se contamina com um enterovirus em geral por alimentos contaminados, o vírus se multiplica e atinge o sistema nervoso central via corrente sanguínea. No caso do vírus da caxumba, o vírus causa infecção de orofaringe com contaminação de gânglios nervosos regionais e posterior progressão para o sistema nervoso central.
Sintomas e diagnóstico
A meningite viral é uma doença que cursa com febre, mal estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza. São muito frequentes náuseas e vômitos. A maior parte das pessoas com meningite desenvolve os sinais meníngeos. Os sinais meníngeos são manobras do exame médico que mostram a presença de meningite. Um dos sinais é conhecido como rigidez de nuca que é o endurecimento ou rigidez da musculatura do pescoço quando o médico tenta fletir o pescoço do paciente. Ainda há outro sinal que é a dor quando o médico levanta a perna do paciente deitado. O movimento de levantar as pernas estira as meninges inflamadas causando dor.
No caso de Panorama, as autoridades municipais assim que tomaram conhecimento dos casos agiram de imediato para garantir a sua propagação.

Vacina contra HPV e meningite em Panorama

Desde o início da semana, o Centro de Saúde de Panorama vem trabalhando com a campanha de vacinação contra o HPV e a Meningite. Isso é feito, tendo em vista os inúmeros casos que estão sendo registrados em todo o país e até mesmo em Panorama.
Como se sabe a vacinação contra o HPV previne, muitas doenças, dentre elas o câncer de colo do útero e os cânceres de pênis, garganta e ânus. Nesta etapa levada a efeito em Panorama, podem ser vacinados,
meninos de 12 e 13 anos e meninas de 9 a 14 anos.
Já a vacina contra s meningite previne a inflamação nas membranas que revestem o sistema nervoso central e infecção generalizada. É direcionada para adolescentes de 12 e 13 anos- – esquema 1 reforço ou dose única, conforme situação vacinal. Este calendário está em vigor desde o início do anos.
Os adolescentes devem comparecer ao Centro de Saúde, acompanhados dos pais ou um representante legal, e levar também a carteira de vacinação. Quem não tiver a carteira pode comparecer ao centro de saúde das 12:00 as 15:00 na Emilio Conde nº 1210.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica a campanha acontecerá durante todo o ano, porém é importante que as pessoas procurem o quanto antes aquele órgão para a imunização. (Ass.)


You can Deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu próprio site.
Powered by WordPress | Designed by: Free Web Space | Thanks to Highest CD Rates, Boat Insurance and UK Fiverr