Para conscientizar comunidade alunos realizam Caminhada para a Sustentabilidade

13051704

Em Paulicéia, foi realizada a primeira caminhada para a sustentabilidade – Caminhar, pensar e Criar, visando conscientizar a população para a importância de se preservar o planeta. O trabalho foi coordenado pela professora Maria Lucia Pego Silva Melo – Malu, com alunos da EE Orlando Guirado Braga.
Foi feita uma parceria com a prefeitura do município, através da Casa da Agricultura e Vigilância Epidemiológica, quando o projeto foi realizado com 32 mudas doadas ao grupo, compreendido por 40 alunos. Como ação, eles trabalharam no Bairro Primavera, percorrendo várias ruas e fazendo o plantio de mudas naquela área da cidade. Para um maior entrosamento e conscientização dos propósitos do grupo, os moradores também foram chamados a participar do plantio, o que todos fizeram com muita dedicação.
O espírito e a mensagem da Caminhada para a sustentabilidade, já em práticas em muitos lugares do país é profundamente atual e cada vez mais urgente.
O projeto procura alertar a todos sobre a importância de se preservar os recursos naturais e de se preparar as gerações futuras para os problemas que estão surgindo em nosso planeta de forma inegável, e no caso de Paulicéia para importância das árvores.
A preservação ambiental é uma necessidade de toda humanidade, e deve ser abordada de forma mais significativa na escola, mas não de maneira maçante, trivial e só de cunho teórico. As ações práticas geram um conhecimento concreto, pois une os aspectos teóricos com as ações praticas, integrando-as às problemáticas existentes na sociedade.
Desta forma toda e qualquer ação e intervenção pedagógica devem unir a ação prática aos conteúdos e aspectos contextuais que se estuda.
Assim foi procurado um objeto de estudo que levasse a uma ação de impacto social, unindo o “útil ao agradável” a realidade local e as ações sobre essa realidade.
Deve-se esclarecer que os alunos são agentes participativos do processo de conservação ambiental através de uma caminhada a sustentabilidade, e atitudes devem ser tomadas por eles também. Para isso devem reconhecer a importância de se preservar áreas verdes para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente plantando mais árvores e convidando a população para aderir a esse projeto..
A elaboração de atividades extrassala, como essa caminhada, é um método interessante, fazendo com que os estudantes se interajam com o meio ambiente. Promova uma caminhada da sustentabilidade num bairro em torno da escola. Com a realização dessa caminhada será possível transportar o conhecimento teórico para a realidade do aluno, proporcionando momentos de socialização e conscientização da preservação ambiental, e chamamento para a responsabilidade da população, no caso, do Bairro Primavera..


You can Deixar uma resposta, ou deixar um trackback de seu próprio site.
Powered by WordPress | Designed by: Free Web Space | Thanks to Highest CD Rates, Boat Insurance and UK Fiverr